top of page
Foto do escritorMárcia Pinto

O Nervo Vago e a sua intima relação com as emoções

“O Nervo Vago representa uma importante ligação entre a nutrição,componente psicológica,emocional e as doenças inflamatórias“.


O Nervo Vago é o nervo mais longo do corpo, que emerge do crânio (forame jugular), percorre o pescoço, o tórax e termina no abdómen. É responsável por controlar uma vasta gama de funções corporais, incluindo o controlo do humor, respostas imunitárias, digestão e o batimento cardíaco. Ele estabelece conexão entre o cérebro e o sistema gastrointestinal (eixo cérebro-intestino) e envia informação sobre o estado dos órgãos internos ao cérebro.


O Nervo Vago representa uma importante ligação entre a nutrição, componente psicológica, emocional e as doenças inflamatórias. É essencial na ligação cérebro-intestino e tem uma importante função na modulação da inflamação, na manutenção da homeostasia intestinal, na regulação da digestão, saciedade, e na homeostasia energética. Este, também apresenta uma função importante nas patologias do foro psicológico e através da estimulação do Nervo Vago podemos regular a nossa componente emocional.


Como podemos estimular o Nervo Vago?


  • Respiração – uma respiração diafragmática, lenta, rítmica estimula e tonifica o nervo vago. Praticar durante cerca de 3 – 4 minutos, 2 a 3 vezes por dia;

  • Compreender as suas emoções – escrever um diário ou registar, pode ser uma forma poderosa de compreender as suas emoções.

  • Cuidar e Escutar o seu corpo – alimentação cuidada, exercício físico e o sono são aspetos essenciais para alcançar o bem-estar.

Não podia deixar de referir a importância do Pilates Clínico, da Reeducação Postural Global (RPG) e da Ginástica Abdominal Hipopressiva como excelentes opções para uma maior consciência corporal e bem-estar físico e emocional.


  • Pensamento Positivo

  • Falar, rir, cantar – como o nervo vago tem conexão com as cordas vocais, estas atividades aumentam a variabilidade da frequência cardíaca e estimulam o Nervo Vago.





13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page