90% da Serotonina é produzida no Intestino e esta ajuda a regular o humor, sendo conhecida como a “hormona do bem-estar”, regulando ainda a motilidade gastrointestinal, o apetite e o sono.
Com os avanços da ciência cada vez mais se conhece a intima relação que existe entre o ser humano e a sua microbiota intestinal sendo conhecido pelo eixo cérebro – intestino, que quando sofre alterações do seu equilíbrio ocorrem disfunções tanto a nível gastrointestinal como do SNC (cérebro), traduzindo-se em doenças inflamatórias intestinais, perturbações funcionais gastrointestinais, do comportamento alimentar e perturbações do humor, ansiedade e depressão.
A ALIMENTAÇÃO, o STRESS e as EMOÇÕES apresentam uma forte influência sobre a microbiota intestinal, podendo alterar a composição da flora intestinal com a libertação de hormonas de stress e de neuromediadores. Estas situações levam à ativação do eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal exercendo um impacto elevado ao nível do sistema gastrointestinal, alterando a sua motilidade, permeabilidade, função imune e levando a um aumento de cortisol (hormona do stress) - stress gera stress!
Cuide de si, por dentro e por fora!
Comments