A resposta é que NÃO SABEMOS RESPIRAÇÃO e que não lhe damos a devida importância e atenção.
"Respiramos, em média, 17 mil vezes por dia, mas quase nunca nos damos conta desse ato e, muito menos, o fazemos de forma correta".
A respiração quando realizada de forma consciente, promove a diminuição do stress, o aumento da criatividade e a capacidade para tomar decisões. Inspiramos e expiramos voluntariamente, mas se lhe dermos a devida atenção podemos retirar diversos benefícios a nível físico e mental.
Benefícios de uma respiração correta e consciente:
Diminuição do stress;
A respiração diafragmática influencia o sistema digestivo, promovendo uma melhor absorção dos nutrientes ingeridos;
Estimulação do nervo vago, responsável por levar o corpo a um estado de relaxamento e bem-estar;
Mais energia pelo potenciar do sistema respiratório;
Fortalece o sistema imunitário;
Melhor postura corporal.
Na minha prática clínica o trabalho sobre o padrão respiratório e diafragma (o principal músculo respiratório) é uma constante. No Pilates Clínico a respiração é um dos seus princípios fundamentais, que segundo Joseph Pilates - fundador do método- “Respirar é a primeira ação da vida, e a última...acima de tudo aprenda a respirar corretamente.”.
Na Reeducação Postural Global (RPG), um método da fisioterapia utilizado na avaliação, diagnóstico e tratamento de patologias que afetam principalmente o sistema neuro-músculo-esquelético (Cervicalgia; ombro doloroso; lombalgias; alterações posturais (p.e: escoliose), etc...), a respiração é parte integrante e fundamental para a obtenção de bons resultados.
"Controlar voluntariamente a respiração ou até mesmo, simplesmente, manter o foco na respiração, leva a uma maior ligação entre determinadas partes do cérebro e permite o acesso a áreas cerebrais que, normalmente, nos estão inacessíveis".
Faço uso de uma ferramenta tão poderosa que temos sempre à nossa disposição, a respiração. Cuide de si, por dentro e por fora!
Comments